domingo, 23 de agosto de 2020

Pivotar, Mindset, Feedback loop, MVP e afins... para leigos que gostam de New Order :)

Seguindo a linha do que me comprometi, bora mais um texto estilo o velho Homembit :)

Saio de 8 anos de trabalho em uma máquina de engenharia, produtos e mercado pra lá de consolidado, pra uma "startup"... galera.... tipo pular do Titanic quando ele estava na moda, pra uma lancha foda passando do lado, e o mais legal: mandaram um jetski pra me pegar... lá de cima parecia uma ideia foda, pulei!

Embarcado na lancha (a parte do jetski eu guardo para outro dia), começam palavras, termos e coisas que nunca tinha vivido antes... ouvido, lido, já tinha sim, mas ver ali... olha!

No resumo, foi tipo ler um livro e do nada ei tô nas páginas dele, e o mais legal, com uma caneta na mão e varias folhas em branco pra escrever a minha (nossa) história.

Quem já deu esse pulo da fé na vida, poder ir ler outra coisa... quem ainda não deu ou está no meio dele, bem vindo!

Quem me conhece, sabe do amor que eu tenho pela música e do tanto que aprendo com ela e por isso, esse vai ser um papo sobre mudança de mindset, pivotar, feedback loop e criar MVPs... com base na música.. Palavrinhas que eu sempre me arrepiava quando estava no Titanic, e aprendi rápido o que são e na boa... quero compartilhar aqui de uma forma divertida de entender!

Volta a fita pra década de 70, pra uma banda chamada Joy Division. Era o pós Punk Inglês, e do meio do nada em Manchester, quatro amigos de escola (ou quase isso), resolvem experimentar algo novo. Era a energia do Punk Rock, com uma pegada estranha... por motivos de... não sabiam tocar nada mesmo e achavam que ia ser legal. Acabaram na TV Inglesa, assim:

A coisa deu certo, e cresceu (sim, se você conhece os detalhes como eu conheço, sabe que estou economizando muita coisa), e se você não reconheceu essa música deles e ainda está lendo, essa aqui vai ligar o nome à pessoa:


Tudo programado pra banda estourar, mas em 18 de Maio de 1980, véspera da banda embarcar para uma turnê nos Estados Unidos que ia consagra-los para o mundo, Ian Curtis (o vocalista) perde a luta para os demônios que ele tinha cantado nos dois álbuns da banda e se suicida...

Contratos assinados, três caras malucos pra seguir em frente, Bono Vox (sim... esse mesmo do depois famoso U2) se oferecendo pra assumir os vocais, e banda decidiu que ia mudar o nome e seguir os planos traçados com o Ian. Tiveram que ajustar, e aí fica uma lição fundamental: PIVOTARAM!

Era tudo novo, e nasceu o New Order!

A indústria da música era complexa. Uma banda levava anos compondo e produzindo um disco. Eles não tinham esse tempo todo... era o final de uma ideia, e com contratos a cumprir nos Estados Unidos, resolveram se reinventar, afinal era aquilo o que amavam fazer juntos (a história muda anos depois).

Com a morte do Iam, tinham uma música que ele tinha deixado (Ceremony), e o resto... era experimentar.

Parte do MVP, foi uma coisa chamada finalmente de Temptation, que é uma das minhas favoritas e talvez a primeira música do New Order que eu ouvi na vida.... Brasil era lerdo, aí acho que ouvi ela aqui em 1983... mas em 1981, sem saber o que era direito essa mistura de música eletrônica com a pegada do Joy Division, lá foram eles "pagar o contrato" em New York... reparem na letra, e como conta o Peter Hook (baixista) em um dos seus livros, o primeiro  Uhhhh do Bernard Sumner.

O que embalou o começo da minha juventude (saudade, né meu filho), foi construído no palco. Um MPV, recebendo Feedback da galera (vaia mesmo em alguns casos). O Feedback loop deles era assim...
ao vivo!


Feedback pra cacete depois, iterações enormes na música, virou o que muitos de vocês ouviram ou se bobear ouvem até hoje pra dar aquela relaxada e lembrar dos velhos tempos.

E ela chegou nos ouvidos de todos assim (reparem na diferença na letra, que é gritante!):



Tem jeito diferente de contar a história, mas o New Order foi o uma pivotada do Joy Division, Temptation foi um MVP ajustado com muito Feedback Loop... isso tudo porque o mindset da banda de pós punk mudou quando resolveram usar instrumentos eletrônicos (inspirados pelo Kraftwerk).

Se chegou até aqui, vai entender que mudar o Mindset, pivotar uma ideia, fazer um MVP e evoluir com Feedback Loop não são coisas tão novas assim... e gosto de poder dar nomes curtos pra tudo isso... e a vida na lancha tá legal pra cacete :)